Fundada por associações independentes de cinco estados, a Federação Nacional das Associações de Aposentados do Setor de Telecomunicações (FENASTEL) nasce para representar os interesses e direitos dos participantes dos planos de aposentadoria complementar de forma efetiva junto Fundação Sistel de Seguridade Social .

Com a FENASTEL, os aposentados e pensionistas passam a contar com uma nova instituição com a missão de realmente representar o conjunto dos assistidos em nível nacional.

As associações estaduais independentes dos estados de Alagoas, Goiás, Pará, São Paulo e Sergipe aprovaram sua criação em reunião do dia 2 de julho de 2019, a partir de uma insatisfação dos estados com as representações existentes. A ata que aprovou a criação da Fenastel é assinada por representantes da ASTEL-ESP, ASTELGO, ASSEAPTEL-PA, APOSTE-AL e do Estado do Sergipe.

Essas associações já possuem longo histórico de atuação na defesa dos direitos e interesses dos assistidos, sobretudo na reivindicação de um plano de saúde de qualidade para todos, sem distinções. Também pela melhora dos planos de aposentadoria complementar por meio, por exemplo, da distribuição de superávits. Essas associações já atuaram ainda em momentos de crise, priorizando a promoção de canais de diálogo, a realização de estudos qualificados e a criação de propostas que resguardassem os direitos e interesses dos assistidos.

Com a FENASTEL, os Estados somam experiências e esforços para juntos apoiar os sistelados do Brasil.

Conheça a composição da diretoria, dos conselhos e as associações participantes